sábado, 28 de setembro de 2013

Fogo na Bahia

Operação mantém combate a incêndios florestais no Oeste e Chapada Diamantina

 
Após controlar os focos de incêndio que atingiam, desde o último dia 21 (sábado), a Serra do Barbado nos municípios de Abaíra e Piatã, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), através do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), em ação conjunta do Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais na Bahia, intensificou os trabalhos para cessar os focos existentes nas regiões Oeste e Chapada. Estão trabalhando em regime integral nas regiões Oeste e Chapada Diamantina, brigadistas voluntários, técnicos do Inema, Corpo de Bombeiros Militares, brigada do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), além da equipe do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo).
 

Segundo a técnica em fiscalização do (Inema), Fabíola Cotrim, a operação Bahia sem Fogo segue combatendo incêndios nos municípios mais afetados, a exemplo de Formosa do Rio Preto e Santa Rita de Cássia (Oeste). Pelo histórico das ações do Bahia Sem Fogo, está época do ano se observa uma maior incidência nos registros de incêndio, por isso continuaremos trabalhando até extinguir todos os focos. Contamos com apoio efetivo das brigadas, prefeituras e dos subcomitês de Prevenção e Combate, destacou. De acordo com o serviço de meteorologia do Inema a previsão do tempo, até domingo (29), para as Regiões Oeste, São Francisco, Norte, Nordeste, Chapada Diamantina e Sudoeste, é de céu ensolarado e sem chuvas. A atuação de uma intensa massa de ar quente e seco sobre essas áreas contribui para aumentar as temperaturas e diminuir a umidade.

“Essa situação é mais preocupante nas regiões Oeste, São Francisco, Norte e Nordeste, onde são esperadas as temperaturas mais elevadas do Estado, com máxima variando entre 35°C e 38°C, e os menores índices de umidade do ar, que deverão oscilar entre 20% e 40%. Com essa previsão de tempo quente e seco para os próximos dias, as chances de ocorrer queimadas nessas regiões do Estado se manterão elevadas”, ressaltou o meteorologista Heráclio Alves. No Oeste a equipe de fiscalização preventiva registrou focos de incêndios nos municípios de Barra, Barreiras, Cocos, Formosa do Rio Preto, Jaborandi, Santa Rita de Cássia e São Desidério. Já na Chapada foram registrados focos pontuais no povoado do Rio da Caixa, situado no município de Érico Cardoso, na Área de Proteção Ambiental Marimbus-Iraguara, Lençóis, além dos já debelados na Serra do Barbado.

Bahia sem Fogo
 Além de desenvolver ações efetivas de combate ao fogo, A Sema, por meio da Operação Bahia sem Fogo, também trabalha com ações de educação ambiental e fiscalização, através de visitas às comunidades e orientações aos produtores rurais. Em 2013, o Programa Bahia Sem Fogo já formou 15 brigadas ambientais voluntárias, com destaque para a primeira brigada voluntária indígena da Bahia, no município de Aticum. Entre os municípios baianos que foram contemplados com o grupamento estão Pindobaçu, Senhor do Bonfim, Santo Amaro, Barreiras, Angical, Tabocas do Brejo Velho, Santa Maria da Vitória, Jaborandi e Iraquara. Com informações do Inema.
Fonte: Jornal da Chapada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queimadas na Amazônia triplicam em agosto e superam média histórica

A principal hipótese de especialistas para o aumento do fogo é que as queimadas estão ocorrendo para limpar as árvores que foram derrubada...