sábado, 28 de setembro de 2013

Prevenção no Tocantins

Grupo de trabalho é criado para combater queimadas e incêndios florestais na região do Jalapão

 
 
Um dos grandes problemas ocasionados pelos longos períodos de estiagem, as queimadas são objeto de atenção do governo do Estado todos os anos. Como forma de combater os incêndios em uma das regiões mais importantes do Tocantins, o Jalapão, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) criou um Grupo de Trabalho Executivo (GTE) dentro do Projeto de Prevenção, Controle e Monitoramento de Queimadas Irregulares e Incêndios Florestais do Cerrado (Projeto Cerrado-Jalapão). O grupo é composto por entidades federais e estaduais ligadas ao setor ambiental, além da Caixa Econômica Federal.

Do Tocantins, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades) e o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) fazem parte do grupo, que ainda é composto pelo MMA, Ibama e Instituto Chico Mendes.

De acordo com a coordenadora de Políticas de Biodiversidade e Florestas da Semades, Dalvani Alves de Sousa Lima, o objetivo do grupo é fazer a gestão de políticas e recursos voltados para o combate às queimadas e aos incêndios florestais no Jalapão.

Conforme a coordenadora, que é membro do GTE, o grupo atuará em três frentes que envolvem a prevenção e o controle de queimadas; o aprimoramento da gestão de Unidade de Conservação no corredor ecológico do Jalapão e o desenvolvimento e aprimoramento de metodologia de combate a queimadas e incêndios florestais. “Este grupo de trabalho vai articular e discutir as atividades que devem ser desenvolvidas”, frisou.

A criação do grupo de trabalho está publicada no Diário Oficial da União do último dia 23, onde consta que o grupo deverá se reunir a cada três meses para definir ações e traçar metas para o combate às queimadas no Jalapão. “Durante os encontros, o grupo ainda vai discutir como está a questão da aquisição de equipamentos e o pagamento dos profissionais que atuam na região”, explicou a coordenadora da Semades.

Grupo no Tocantins

Além desse grupo coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente, o governo do Estado conta com um grupo de trabalho local que é composto pela Semades, Naturatins, Ruraltins, Secretaria de Estado da Educação e Cultura, Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária e Defesa Civil. “Este grupo foi criado no Estado no ano passado e vem atuando no sentido de combater o problema das queimadas no Tocantins”, complementou Dalvani.
 
Fonte: Site: surgiu.com.br
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queimadas na Amazônia triplicam em agosto e superam média histórica

A principal hipótese de especialistas para o aumento do fogo é que as queimadas estão ocorrendo para limpar as árvores que foram derrubada...